Política

Pesquisa: José Bonifácio sai na frente em Cabo Frio

O economista José Bonifácio já foi prefeito por dois mandatos na cidade. Foto: Redes Sociais

Próximo do prazo final para a definição da corrida eleitoral em Cabo Frio, na Região dos Lagos, uma pesquisa do Instituto Orbis, divulgada nesta terça-feira (15), começa a rascunhar como pode ser o embate entre os futuros candidatos. O ex-prefeito da cidade e economista José Bonifácio (PDT) desponta na liderança em todos os cenários.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (RJ-04318/2020), a pesquisa ouviu 1.546 entrevistados em todo o município de Cabo Frio, sendo 1.199 (77,6%) na região de Cabo Frio e 347 (22,4%) na região de Tamoios. De acordo com o instituto, foram feitas ponderações para acerto de coleta.

Os questionários foram feitos por telefone via URA ativa, e coletados de forma automática. O período da pesquisa foi entre os dias 10 e 14 de setembro de 2020. A margem de erro é de 2,5% com 95% de confiança.

O estudo foi promovido com o objetivo de saber a intenção de voto no próximo pleito, rejeição dos candidatos, avaliação da administração da cidade e prioridades de trabalho do próximo governante.

Nas intenções de voto direcionado – ou seja, considerando o quadro de possíveis candidaturas – José Bonifácio (PDT) desponta na liderança com 23,5%, seguido do republicano Dr. Serginho (14,5%). Empatados, ambos com 4,7% das intenções estão o coronel Ruy França (Cidadania) e Aquiles Barreto (PT). O atual prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano (DEM), que tenta a reeleição, aparece com 3,5%.

Os demais nomes somam: Magdala Furtado (Podemos), 2,7%; Dirlei Pereira (PTC), 2,6%; e Jefferson Vidal (Avante), 1,9%. Os entrevistados que afirmaram votar 'branco ou nulo' contabilizaram 23,7% e os que afirmaram 'não possuir candidato', 18,4%.

Na avaliação dos entrevistados de intenções de votos espontâneas – quando não são apresentados nomes na disputa –, o candidato do PDT também aparece na liderança com 15,9%. Ele já atuou anteriormente como prefeito de Cabo Frio por dois mandatos, e teve a candidatura oficializada no sábado (5), em convenção no formato drive-in.

  • Se a eleição fosse hoje, em quem você gostaria de votar para prefeito? (espontânea em Cabo Frio e Tamoios):

15,9% - José Bonifácio (PDT)
9,6% - Dr. Serginho (Republicanos)
2,8% - Marquinhos Mendes (MDB)
2,8% - Alair Correa (PMB)
2,8% - Tenente Mauro Bernard (PROS)
2,4% - Branco ou nulo
1,5% - Aquiles Barreto (PT)
1,5% - Dr. Adriano (DEM)
1,2% - Bolsonaro (sem partido)
27% - Não respondeu
23,1% - Ninguém
9,4% - Outros

Rejeição

Os entrevistados também foram questionados sobre o nome do qual não votariam de jeito nenhum para assumir a Prefeitura de Cabo Frio. O atual prefeito Dr. Adriano (DEM) lidera a rejeição com 47,2%, seguido do republicano Dr. Serginho (13,9%).

Jefferson Vidal (Avante) aparece na terceira posição com 5,1%, acompanhado de Aquiles Barreto (PT), com 4,7%, e Dirlei Pereira (PTC), com 4,3%. O coronel Ruy França (Cidadania) vem logo atrás com 4,2%. O líder das intenções de voto, José Bonifácio (PDT), figura entre os últimos, com 3,6%, na frente apenas de Magdala Furtado (Podemos), com 2,9%. Entre os entrevistados, 14,1% afirmaram que poderia votar em qualquer um.

< Governo libera R$ 3,8 milhões para combate a incêndios Bancada evangélica aposta em Sales pela Prefeitura de São Gonçalo <